Vreia de Jales | Orfeão Terras de Aguiar
18 julho | 21h30
O Orfeão Terras de Aguiar é um coro amador constituído por pessoas de várias localidades do concelho de Vila Pouca de Aguiar.
Foi fundado no ano de 2007 e a sua legalização formalizada por escritura pública e 7 de Fevereiro de 2008, Propõe-se contribuir para o desenvolvimento cultural dos seus elementos, que provêm de diversos setores de atividade, e da população aguiarense.
Cultiva todas as formas de música coral polifonica, incluído no seu repertório a música popular portuguesa e a música polifonica, clássica e /ou contemporânea.
Fez a sua apresentação pública na cerimónia de abertura do ano letivo em Setembro de 2007 no cine teatro de Vila Pouca de Aguiar.
As suas atuacões tem-se traduzido na participação em sessões solenes de atos culturais relevantes, dentro e fora do concelho.
A primeira saída do concelho em Abril de 2008 foi a sua participação em Cinfães do Douro no “Abril Cultural, uma organização do Coral Etnográfico de Cinfães”, Foi sua iniciativa a organização e participação nos Encontros de Coros de Música de Natal que já fez a sua 8ª edição, e os “Concertos da Primavera” realizados em Abril/Maio, com a participação de corais consagrados. Destacamos o Coral Polifónico de Pedroso /Gaia. O Coral do Ateneu Desportivo e Cultural de Leiria, o Coral da Cidade de Vila Real, o já referido Coral etnográfico de Cinfães, Coro Amigos da Música da Assoc.Cultural Amicita de Espinho e a Escola de Música Osnabruk de Valpaços.
Em Novembro 2010, participou em Pedroso/V.N de Gaia, no Encontro Ibérico de Musica de Coral juntamente com mais 5 corais portugueses e espanhóis,
Em Janeiro de 2012 realizou, através da Rádio Clube Aguiarense, um concerto para as comunidades Aguiarenses disseminadas pelo mundo.
No concelho tem realizado vários Concertos quer de Natal, quer outros de carácter cultural.
No ano 2017 realizou pela 1.ª vez a apresentação do Musical da Paixão de Cristo e Oratória nos Arcos de Valdevez e repetidamente noutras localidades.
Realizou e apresentou também pela 1ª vez o auto da Paixão na igreja Paroquial em Vila Pouca de Aguiar.
Colaborou no ano 2018 na Via Sacra em Vila Real em conjunto com o grupo de teatro a Filandorra.
Colaborou no ano 2019 na representação do Auto da Paixão na sede do concelho de Vila Pouca de Aguiar em colaboração com a comunidade aguiarense.
Tem realizado variados concertos, especial colaboração na missa para os idosos.
Relativamente ao traje usual sobressaio preto e verde evocando as cores do nosso Município.
Retomou a sua atividade em Janeiro 2022.
Atualmente é constituído por 35 elementos e dirigido pelo Professor Marco Aurélio.